Na última edição da World’s Best Wine Lists, premiação organizada pela publicação The World of Fine Wine e considerada o Michelin do mundo dos vinhos, o luxuoso hotel de safári sul-africano Sabi Sabi Private Game Reserve recebeu dois prêmios: “Carta de Vinhos mais Original no Oriente Médio e África” e “Melhor Carta de Vinho Regional no Oriente Médio e África”. Os títulos vão de encontro com a proposta do hotel de oferecer aos hóspedes rótulos que contemplem o melhor dos vinhos sul-africanos.
Segundo a The World of Fine Wine, o prêmio “Carta de Vinhos mais original” é dado àquelas que têm uma seleção incomum ou com uma personalidade particular. Cria-las demanda dos sommeliers não só conhecimento profundo dos vinhos, mas uma visão clara das experiências e paixões que devem estar contidas ali. Os critérios clássicos desse tipo de avaliação se fazem presentes nesse caso também, mas a originalidade é o mais importante.
No caso da “Melhor Carta de Vinho Regional” os jurados prestigiam estabelecimentos que constroem boas relações com produtores locais. Além disso, são valorizados aqueles que apresentam aos hóspedes a gastronomia e os vinhos da região como estrelas do show. Levam em consideração também o oferecimento de vinhos que contemplem a variedade de uvas local, para que os visitantes conheçam ao máximo os sabores da região. No caso da África do Sul, a variedade é enorme. São mais de 600 vinícolas localizadas, em sua maioria, na Região Vinícola do Cabo. Como carro chefe está a uva Pinotage, criada no país através da combinação de Pinot Noir e Cinsault (chamada por lá de Hermitage).
A filosofia do Sabi Sabi
Ao valorizar não só produtos de vinícolas conhecidas, mas também daquelas que estão fora da rota tradicional, não é uma surpresa que o Sabi Sabi tenha levado esses dois prêmios. Ao desenvolver sua carta, o hotel valoriza vinhos que tem uma história por trás. Prioriza também aqueles que, em geral, não estariam presentes em degustações mais tradicionais realizadas no país. Além disso, sendo o Sabi Sabi um negócio familiar, busca sempre apoiar vinícolas que também tem essa tradição.
Só a adega subterrânea do Earth Lodge, uma das quatro propriedades que compõe o Sabi Sabi, possui uma coleção de mais de 6 mil garrafas de vinhos raros. Jantar dentro dela é uma das experiências especiais que os hóspedes podem viver. Além disso, o hotel fez em 2010 uma parceria com a Stellenrust Wine Estate, vinícola da cidade de Stellenbosch, para produzir vinhos próprios. Entre as criações é possível encontrar Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinotage e Blends de vinho tinto, entre outros. Não à toa, esse é o sexto ano consecutivo em que o World’s Best Wine List premia a carta do Sabi Sabi.
Completam a experiência no hotel a gastronomia de ponta que também valoriza produtos locais, as cervejas e gins artesanais e, é claro, os safáris. O Sabi Sabi está localizado na reserva de Sabi Sands, adjacente ao Kruger National Park. Na área onde é possível avistar os famosos “Big 5”: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo, entre outros animais que fazem parte da savana sul-africana.
Sobre o Sabi Sabi
Com 40 anos de tradição no mercado, o Sabi Sabi Private Game Reserve é um dos lodges de safári mais renomados da África do Sul. A propriedade fica localizada na reserva ambiental de Sabi Sands, ao sudoeste do Kruger National Park, e conta com quatro lodges cuja decoração é inspirada em diferentes momentos históricos da África do Sul. Há o Selati Camp, em estilo colonial; o Bush Lodge, único que aceita crianças, e o Little Bush Camp, ambos repletos de referências étnicas e contemporâneas; e o Earth Lodge, cuja arquitetura e uso intenso de materiais naturais buscam refletir um futuro “eco-chic”, no qual luxo e natureza co-existem em completa harmonia. Mais informações e reservas: www.sabisabi.com